Um grupo de edis da Câmara Municipal de Nanuque, autoproclamado independente, composto pelos vereadores Frank Albert Garcia, Givanildo Souza Moreira e Carmilto Ferreira Rosa, esteve na cidade de Teófilo Otoni no dia 20/05, onde aconteceu um movimento organizado pela UVIMUC – União dos Vereadores Independentes do Vale do Mucuri, mas que também recebeu a adesão de parlamentares do Vale do Jequitinhonha.
O encontro contou com a participação de mais de cem parlamentares representando as duas regiões e tiveram como pauta principal a retomada das obras de construção do Hospital Regional sediado em Teófilo Otoni, cujo recurso advém do acordo resultante das tragédias de Mariana e Brumadinho com a empresa Vale do Rio doce.
O movimento dos vereadores conta com o potencial de votos que, juntos, tem o poder de atrair o interesse de lideranças políticas das mais variadas matizes e que poderão somar forças com a UVIMUC, a fim de impulsionar este primeiro ato da recém criada entidade que é a conclusão do Hospital Regional e que já começou dando mostras da força que advém das Câmaras Municipais das dezenas de cidades que compõem os Vales do Mucuri e do Jequitinhonha.
Segundo os vereadores Givanildo, Frank Garcia e Carmilto a conclusão do Hospital Regional poderá ajudar a desafogar o Sistema de Saúde da cidade de Nanuque, uma vez que o mesmo encontra-se saturado, pois tende a suportar o atendimento de pacientes oriundos tanto do Estado da Bahia quanto do Espírito Santo.
Para que haja a retomada da continuidade da obra do Hospital Regional de Teófilo Otoni é necessário que a Assembleia Legislativa de Minas Gerais, por seus representantes legais, aprove a liberação do recurso para essa finalidade. Portanto, é de suma importância o envolvimento dos Deputados Estaduais que representam as respectivas regiões.