TOM POLÍTICO – Vereadores e as fake news em São Mateus; Prefeitura e denúncias de ‘fura-fila’ na vacinação contra covid-19 - Portal S3
   

TOM POLÍTICO – Vereadores e as fake news em São Mateus; Prefeitura e denúncias de ‘fura-fila’ na vacinação contra covid-19

 TOM POLÍTICO – Vereadores e as fake news em São Mateus; Prefeitura e denúncias de ‘fura-fila’ na vacinação contra covid-19

VEREADORES E FAKE NEWS
Os novos vereadores de São Mateus já começaram a sentir os efeitos das fake news, inclusive as institucionalizadas, que tanto marcaram (de forma negativa) a relação do Legislativo com o Executivo na Legislatura passada. Lailson da Aroeira (Solidariedade), Ciety Cerqueira (PT), Isael Rodrigues Aguilar (PSL) e Cristiano Balanga (Pros) são os primeiros prejudicados com as notícias falsas lançadas nas redes sociais com objetivos criminosos.

.Isael e Balanga usaram a tribuna da Câmara na sessão de terça-feira (9/02), para reclamar publicamente dos ataques que sofreram!

.Os vereadores não terão sossego se não buscarem combater o problema na fonte: o sistema criminoso de comunicação montado com a parceria da estrutura oficial da Prefeitura de São Mateus com a rede de páginas Boca no Trombone, comprovadamente produtora e distribuidora de fake news.

.O líder do Prefeito, Cristiano Balanga, postou um vídeo com sua fala na sessão em grupos de WhatsApp, inclusive no CENSURA ZERO | SÃO MATEUS, que combate com veemência a atuação dos criminosos da internet. Em resposta ao vereador os administradores fizeram um apelo a ele:

“Prezado vereador Cristiano Balanga, ajude a luta do CENSURA ZERO quanto à denúncia que temos feito sobre as fake news institucionalizadas, produzidas e distribuídas por meio de um sistema criminoso montado na estrutura oficial de Comunicação da Prefeitura de São Mateus. O que o senhor está passando agora é semelhante ao que tem prejudicado diversas autoridades, cidadãos e cidadãs de bem, representantes de entidades e instituições de São Mateus e de outras cidades do Espírito Santo. A situação já foi denunciada à Polícia Civil, à Câmara de São Mateus, ao Ministério Público Estadual e ao Poder Judiciário. Publicamente, no grupo CENSURA ZERO | SÃO MATEUS, estamos buscando o apoio do senhor, especialmente na nobre função de Líder do Prefeito!“

.A resposta não veio no grupo. Vamos aguardar!

Empresária Luiza Trajano
UNIDOS PELA VACINA
Depois da repercussão do lançamento do movimento “Unidos pela Vacina”, a presidente do conselho do Magazine Luiza publicou uma nota de esclarecimento nas redes do movimento. “Gostaria de deixar claro que não sou candidata a presidente do Brasil nem sou filiada a nenhum partido político”, frisou a executiva Luiza Trajano, que lidera a iniciativa.

.A empresária afirma que defende a união da sociedade civil organizada, como o trabalho que desenvolve no grupo “Mulheres do Brasil”.

.Em coletiva de imprensa, Luiza afirmou que o grupo não vai comprar vacinas e, sim, trabalhar para construir pontes, retirar entraves e estabelecer diálogos para aquisição e distribuição dos imunizantes.

VACINAÇÃO EM SÃO MATEUS
Circularam nas redes sociais e em grupos de WhatApp em São Mateus posts sobre a ocorrência de ‘fura-fila’ na campanha de vacinação contra a covid-19, coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde. Houve também circulação de material desmentindo os posts, qualificando-os como “fake news”. No entanto, a Prefeitura não fez nenhum comunicado oficial sobre o assunto, mantendo o clima de desinformação e falta de transparência.

.Aliás, as denúncias de ‘fura-fila’ na vacinação chegaram à Câmara de São Mateus. Presidente da Comissão de Saúde, Robertinho de Assis (PSB) disse que foi acionado por diversos moradores, comunicando possíveis irregularidades na vacinação contra a covid-19. Prometeu fazer os devidos esclarecimentos com o secretário de Saúde, Henrique Follador.

FISCALIZAÇÃO
A harmonia e o diálogo dos Vereadores com o prefeito Daniel Santana em São Mateus são atitudes elogiáveis e muito necessárias para o desenvolvimento do Município, especialmente nas questões mais urgentes, como abastecimento de água e tratamento de esgoto; geração de emprego e renda; e obras estruturantes nos bairros.

.No entanto, a grande maioria dos parlamentares está abdicando da função de fiscalizar atos e ações do Executivo. E, nesse aspecto, é visível como alguns usam a tribuna da Câmara Municipal escolhendo as palavras, pisando em ovos. Quem acompanha as sessões ordinárias tem visto o espaço dos discursos, o importante momento de ‘parlar’, ser usado para comentários sobre indicações e moções; o que é redundante, já que tornam a fazê-lo no momento da votação das proposições.

.E uma curiosidade: ainda não foi apresentado nenhum requerimento na atual Legislatura. Será que os edis não têm mesmo nada a se informar ou questionar sobre a gestão municipal?

.Vale lembrar que requerimento é o instrumento legislativo apresentado por Vereador, Bancada ou Mesa Diretora, para apreciação em plenário, com a finalidade de exigir informações do Poder Executivo, no prazo máximo de 30 dias, conforme determina a Orgânica.

Recursos humanos e melhoria salarial estão entre as demandas da categoria / Foto: Netty Façanha

 

São Paulo – Vacinação contra covid-19 aos profissionais da saúde do Hospital das Clínicas, no Centro de Convenções Rebouças.

FISCO ESTADUAL
A frente parlamentar da Assembleia Legislativa que atua no fortalecimento da Receita Estadual e dos auditores fiscais da Fazenda conseguiu avançar nas negociações com o Governo do Estado sobre a pauta de reivindicações dos auditores do fisco estadual.

.Em reunião realizada nessa quarta-feira (10/02), ficou definido que no dia 26 de fevereiro, às 10h, haverá uma nova rodada de negociações para que o governo apresente uma resposta prévia sobre as demandas da categoria. A pauta envolve desde recomposição do quadro de servidores a pagamento de funções gratificadas e melhoria salarial.

.Segundo o presidente do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Estadual e Auxiliares Fazendários do Espírito Santo (Sindifiscal-ES), Geraldo Pinheiro, atualmente o efetivo é quase metade do que determina a lei.

TÁ ESCRITO!
“Não há nada de errado com aqueles que não gostam de política; simplesmente serão governados por aqueles que gostam” (Platão)

0 Reviews

Postagem relacionado