SITUAÇÃO DO RIO MUCURI SERÁ DEBATIDA EM AUDIÊNCIA PÚBLICA DA ASSEMBLEIA EM NANUQUE - Portal S3
   

SITUAÇÃO DO RIO MUCURI SERÁ DEBATIDA EM AUDIÊNCIA PÚBLICA DA ASSEMBLEIA EM NANUQUE

 SITUAÇÃO DO RIO MUCURI SERÁ DEBATIDA EM AUDIÊNCIA PÚBLICA DA ASSEMBLEIA EM NANUQUE

Deputado Marquinhos Lemos

A Comissão de Participação Popular da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza na próxima quinta-feira (26/05) audiência pública no município de Nanuque para debater a situação do Rio Mucuri, que está sendo tomado por aguapés, o que prejudica a atividade pesqueira na região. A audiência foi solicitada pelo presidente da Comissão, Deputado Estadual Marquinho Lemos (PT).

De acordo com os representantes das colônias de pescadores da região, uma das causas do surgimento dos aguapés é a instalação de uma hidrelétrica na região, onde foi construída uma barragem, represando a água e aumentando a poluição. Uma das reivindicações dos trabalhadores é que a empresa realize a limpeza do rio. Segundo eles, cerca de 150 famílias estão sendo prejudicadas.

Foram convidados para a audiência públicas representantes do Ministério Público, da Polícia Ambiental, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Semad), da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), do Instituto Mineiro de Gestão de Águas (Igam), do Crea, da empresa responsável pela hidrelétrica e representantes dos pescadores. A reunião será realizada a partir das 13h, na Câmara Municipal de Nanuque, à avenida Geraldo Romano, n 231, Centro.

Mais informações:

Gabriela Fagundes – assessora de comunicação deputado Marquinho Lemos – 31987858795

Moisés – presidente da Colônia de Pescadores de Nanuque – 33 99932-8156

Principais Fatos da Vida Profissional e Política e do Deputado Estadual Marquinhos Lemos (PT)

Três vezes prefeito de Carbonita (Vale do Jequitinhonha), Marquinho Lemos tem como marca da sua trajetória o trabalho em favor dos municípios. Em sua juventude, morou em Belo Horizonte, onde participou ativamente de movimentos sociais e populares, que culminaram em sua filiação ao PT, em 1983. Em 1984, retornou à Carbonita e ajudou na criação do Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Lutou junto às mães para a criação da primeira creche do município. Na área cultural, criou o grupo Semente do Vale e a rádio Comunitária. A experiência no trabalho junto aos movimentos sociais deu-lhe suporte para o exercício de seus mandatos como prefeito (1997-2000; 2001-2004; 2013-2016). Entre suas várias iniciativas, destaca-se a criação do Carboarte, festa que valoriza a cultura popular e que tornou-se referência na região. Liderou prefeitos no movimento pela inclusão do Vale do Jequitinhonha na Sudene; presidiu por cinco vezes a Associação Mineira dos Municípios do Alto Jequitinhonha (Amaje); participou da criação e foi presidente, por quatro vezes, do Consórcio de Saúde do Alto Jequitinhonha (Cisaje); coordenou o Programa Luz para Todos no Alto Jequitinhonha, Suaçuí e Região Central; coordenou a implantação do Território de Desenvolvimento do Vale do Jequitinhonha, por meio do qual foi incentivada a criação de cooperativas e associações de Apicultores em vários municípios e foi criado o polo de Fruticultura (Frutivale). Também participou da criação dos Comitês de Bacias Hidrográficas Jequitinhonha e Araçuaí. No PT, compôs, desde sua filiação, o Diretório Estadual e, hoje, é membro da Executiva Estadual.

0 Reviews

Postagem relacionado