Republicanos anuncia que será base de Zema e vai apoiar candidato do governo - Portal S3
   

Republicanos anuncia que será base de Zema e vai apoiar candidato do governo

 Republicanos anuncia que será base de Zema e vai apoiar candidato do governo

Apoio foi selado após reunião com Zema na Cidade Administrativa; na foto, também estão presentes deputados do PSC e do PMN, que formarão bancada com o Republicanos — Foto: Reprodução / Facebook Deputado Carlos Henrique

Com três deputados estaduais, partido também declarou que vai votar em Roberto Andrade (Patriota), candidato do Palácio Tiradentes, para presidente da ALMG

Com três deputados estaduais, o Republicanos anunciou nesta terça-feira (17) que integrará a base de governo de Romeu Zema na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O anúncio ocorreu após reunião com o governador e o secretário de Governo, Igor Eto, na Cidade Administrativa.

A bancada do partido também declarou que vai votar no candidato do Palácio Tiradentes à presidência da ALMG. “Apoiaremos o Deputado Roberto Andrade para a presidência da Assembleia de Minas. Minas no caminho certo!”, escreveu o deputado Carlos Henrique (Republicanos) nas redes sociais.

Com o apoio do Republicanos, na prática o governo Zema conseguiu tirar dois votos de Tadeuzinho (MDB), principal adversário de Andrade neste momento. O entorno do emedebista contava com os votos de Mauro Tramonte (Republicanos) e Charles Santos (Republicanos).

Por outro lado, Tadeuzinho conseguiu virar o voto de Gustavo Santana (PL), que era aliado próximo de Zema — na pré-campanha, ele acompanhou o governador em diversas viagens para anunciar obras e recursos no interior do Estado.

Agora, Gustavo também busca convencer os outros oito deputados do PL a fazerem o mesmo movimento. O pai dele, José Santana (PL), é o presidente estadual da sigla e também estaria empenhado em convencer os parlamentares da sigla.

A eleição para a presidência da ALMG ocorrerá no dia 1º de fevereiro, logo após a posse dos deputados. A Casa tem 77 deputados estaduais, mas Chiara Biondini (PP) só vai tomar posse no dia 22, data em que completa 21 anos, idade mínima para se tornar parlamentar.

Com isso, Tadeuzinho precisará de 39 dos 76 votos restantes para sair vencedor. Já Roberto Andrade necessita de 38 votos, porque se houver empate ele será vitorioso por ser mais velho que o adversário.

A eleição para a presidência da ALMG é prioridade para o governo Zema, pois cabe ao presidente decidir quais projetos de lei são colocados em votação. Durante o primeiro mandato, o governo teve dificuldades no relacionamento com o atual presidente, Agostinho Patrus (PSD), que travou o andamento de diversas propostas do Palácio Tiradentes.

Além disso, o secretário de Governo, Igor Eto, projeta que a base de apoio ao governador terá cerca de 48 deputados, número necessário para aprovar mudanças na Constituição Estadual e aprovar privatizações de estatais como Cemig, Copasa e Codemig.

Os 10 partidos que apoiaram a reeleição de Zema elegeram 22 parlamentares. Com a oficialização do apoio do Republicanos, a base chega a 25. Eto mantém conversas com o PSD (9 deputados) e com o PL (9) para tentar conseguir o apoio de pelo menos parte das bancadas desses partidos.

Apesar de não ter integrado oficialmente a coligação, o Cidadania (3) também declarou apoio a Zema na eleição e deve manter a orientação na ALMG.

0 Reviews

Postagem relacionado