Polícia Civil cumpre onze mandados de busca e apreensão contra fraude em financiamentos de veículos
Operação Gênesis foi realizada nos municípios de Ipatinga, Caratinga, Timóteo, Lagoa Santa e Ribeirão das Neves.
A Polícia Civil cumpriu onze mandados de busca e apreensão na operação Gênesis de combate a uma organização criminosa responsável por “criar” veículos automotores a partir de notas fiscais falsas.
Os mandados foram cumpridos em Ipatinga, Caratinga, Timóteo, Lagoa Santa e Ribeirão das Neves.
As investigações apontaram que o grupo era especializado em promover emplacamentos fraudulentos de veículos. Na prática, os envolvidos recebiam vantagem financeira com os carros através de financiamentos ilegais, conforme explica o chefe da Divisão Especializada em Prevenção e Investigação a Furto e Roubo de Veículos Automotores, delegado Domiciano Monteiro.
“A partir de uma nota fiscal ‘fria’, com dados de veículos faturados para circulação ‘fora de estrada’, como de serviços para mineradoras ou das Forças Armadas, os envolvidos emplacavam os automotores fraudulentamente, sem o conhecimento de seus proprietários, em nome de ‘laranjas’, que também faziam parte do esquema”, explica o delegado.
Segundo a Polícia, por meio de aliciamento, os criminosos agiram com a colaboração de gerentes e correspondentes bancários, responsáveis por facilitar a aprovação dos financiamentos. Estima-se que o esquema tenha desviado um valor estimado em R$ 28 milhões.
“Os envolvidos arquitetaram um complexo esquema de lavagem de dinheiro e distribuição dissimulada dos recursos ilícitos entre todos os integrantes dessa associação”, explica o delegado Fernando Andrade.
A ação foi coordenada pela 1ª Delegacia Especializada em Prevenção e Investigação a Furto e Roubo de Veículos Automotores, que integra a estrutura do Departamento Estadual de Investigação de Crimes de Trânsito (Deictran).