30.8 C
Nanuque
sexta-feira, 4, abril, 2025
spot_img

Nikolas Ferreira diz que se PEC for aprovada, pode concorrer ao governo de Minas Gerais ou ao Senado em 2026

Foto: Reprodução Instagram

Em entrevistas que concedeu nesta segunda-feira (20), o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) disse que não descarta concorrer ao cargo de governador de Minas Gerais ou senador em 2026, caso seja aprovada uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que reduza a idade mínima para esses cargos. O deputado mineiro fez parte de uma comitiva de parlamentares brasileiros que viajou para a cidade norte-americana de Washington, onde acompanharam a posse do presidente Donald Trump. 

Nikolas Ferreira se referiu nas entrevistas ao anúncio feito na semana passada pelo deputado federal Eros Biondini (PL-MG), de que iria apresentar nas próximas semanas essa PEC com objetivo de reduzir a idade mínima para um candidato concorrer à Presidência da República, ao Senado Federal e aos governos estaduais. Essa idade mínima para Presidência e Senado atualmente são fixadas pela Constituição em 35 anos. Para governos estaduais, a idade mínima é de 30 anos.

Caso a PEC seja aprovada, este parâmetro da idade mínima seria alterado para 30 anos, no caso dos candidatos a presidente da República e senador. Já para os governos estaduais, a proposta seria de reduzir esse mínimo de 30 para 28 anos. Em relação a mandatos de deputados e prefeitos, a idade mínima cairia de 21 para 20 anos.

O deputado Eros Biondini é aliado de Nikolas Ferreira em Minas Gerais, e a proposta atende às ambições do deputado que foi o mais votado no estado em 2022. Nikolas nasceu em 30 de maio de 1996, e tem apenas 28 anos. Com essa idade, não poderia ser candidato nem ao Senado, nem a presidente da República em 2026, como foi defendido por seguidores nas redes sociais após o sucesso do vídeo com críticas à medida de fiscalização do Pix.

Para o governo de Minas Gerais, Nikolas Ferreira poderia ser candidato agora em 2026, já que nesse ano ele estará com a idade mínima exigida. Já para o Senado e até mesmo uma eventual candidatura a presidente, Nikolas só poderia, pela regra atual, disputar as eleições de 2034, pois em 2030 ele ainda estará com apenas 34 anos, um ano abaixo do limite mínimo. 

“Há uma PEC que reduz a idade de senador e presidente para 30 anos. Se for aprovada, eu poderia concorrer ao Senado. Dessa forma eu poderia representar o povo mineiro no Senado, que ao meu ver é o ponto de equilíbrio na relação entre os poderes”, afirmou deputado Nikolas Ferreira.

Eros Biondini, que teve a ideia e deve começar a coletar assinaturas a partir de fevereiro, com a volta das atividades da Câmara, assume que a sua proposição tem Nikolas Ferreira como inspiração. 

“Realmente não há como negar: Nikolas Ferreira seria o grande nome (da direita), na impossibilidade de Bolsonaro disputar como presidente. Não tenho dúvidas que elegeríamos ele (Nikolas), caso esta PEC seja aprovada e tenho certeza que será”, afirma o deputado do PL mineiro.

Para ser protocolada, uma proposta de emenda à Constituição precisa de 171 assinaturas de deputados. Após ser protocolada, ela é enviada pelo presidente da Câmara inicialmente à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), para análise da sua admissibilidade. Aprovada na CCJ, a PEC precisa ter seu mérito analisado por uma comissão especial, para só depois ser votada em dois turnos no plenário. 

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/

Related Articles

Fique conectado

0FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever
- Publicidades -spot_img

Últimos artigos

Verified by MonsterInsights