Instituições de ensino tem até o próximo dia 15 para se cadastrarem no programa Trilhas de Futuro
4ª edição do programa oferece 50 mil novas vagas em todas as regiões do estado.
A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), está com o edital aberto para as instituições de ensino realizarem até o dia 15 de setembro, o credenciamento para a 4ª edição do Trilhas de Futuro. O programa do Governo de Minas oferece cursos técnicos gratuitos.
Para esta edição, serão 50 mil novas vagas disponibilizadas, em todas as regiões do estado.
Para participar, as instituições deverão apresentar – exclusivamente por meio eletrônico e por meio de peticionamento no Sistema Eletrônico de Informações (SEI) – a solicitação de credenciamento e a proposta de cursos acompanhada da documentação prevista no edital.
As orientações podem ser consultadas no site da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag/MG). Ao acessar o site, é necessário clicar no item “Usuário externo”.
Segundo a secretaria, serão priorizados cursos e localidades com maior perspectiva de emprego para os jovens, considerando histórico de postos de trabalho de cada área na região e, ainda, fatores demográficos de cada um dos municípios mineiros.
Ao todo são oferecidos, 116 cursos diferentes, em 97 cidades mineiras. Os municípios contemplados da região são: Teófilo Otoni, Timóteo, Ipatinga, Itaobim, Caratinga, Itamarandiba, Lajinha, Governador Valadares, Guanhães, Manhuaçu, Coronel Fabriciano, Chalé e Manhumirim.
A lista de cursos oferecidos em cada cidade está disponível aqui.
- Podem se inscrever para as vagas dos cursos técnicos do programa, estudantes regularmente matriculados no 2º e 3º ano do ensino médio
- Estudantes regularmente matriculados em qualquer período da Educação de Jovens e Adultos – EJA (ensino médio)
- Jovens que concluíram o ensino médio.
Outros esclarecimentos sobre a adesão ao projeto podem ser obtidos pelo e-mail [email protected].
A previsão é que o resultado do credenciamento das instituições seja publicado em 18 de outubro.
Veja mais notícias da região em g1 Vales.