29.1 C
Nanuque
quinta-feira, 8, janeiro, 2026
spot_img

Governo Trump alerta ministro do Interior da Venezuela para cooperar ou se tornar alvo em potencial, diz agência

spot_img

A administração do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, avisou o ministro do Interior da Venezuela, Diosdado Cabello, que ele poderá estar no topo da lista de alvos dos Estados Unidos caso não coopere com a presidente interina Delcy Rodriguez para atender às exigências norte-americanas. A informação foi divulgada pela agência de notícias Reuters, nesta terça-feira (6).

Segundo uma das fontes internas, Cabello, que controla forças de segurança acusadas de graves violações de direitos humanos, é um dos poucos aliados de Maduro nos quais Trump decidiu se apoiar para manter a estabilidade durante um período de transição.

Autoridades dos EUA estão especialmente preocupadas com o fato de Cabello, dado seu histórico de repressão e sua rivalidade com Rodriguez, poder atuar como um elemento desestabilizador. Por isso, buscam forçar sua cooperação, ao mesmo tempo em que avaliam formas de, eventualmente, afastá-lo do poder e levá-lo ao exílio, disse a fonte, que falou sob condição de anonimato.

De acordo com a Reuters, emissários dos Estados Unidos comunicaram a Cabello que uma postura de enfrentamento poderia levá-lo a ter o mesmo destino de Maduro, capturado em uma operação americana e levado a Nova York para responder a acusações de “narcoterrorismo”. As fontes afirmam que o recado incluiu até alertas sobre riscos à sua segurança pessoal.

Delcy Rodriguez diz que ação militar americana é ilegítima, ao tomar posse como presidente da Venezuela

Delcy Rodriguez diz que ação militar americana é ilegítima, ao tomar posse como presidente da Venezuela

Apesar disso, integrantes do governo americano avaliam que uma ação direta contra Cabello poderia gerar instabilidade. Ele mantém influência sobre grupos pró-governo conhecidos como “colectivos”, que poderiam reagir com violência nas ruas, cenário que Washington tenta evitar.

Outro nome citado como possível alvo é o do ministro da Defesa, Vladimir Padrino, também acusado pelos EUA de envolvimento com o tráfico de drogas e alvo de uma recompensa milionária. Para autoridades americanas, no entanto, a cooperação de Padrino é considerada essencial para evitar um vácuo de poder, já que ele comanda as Forças Armadas.

“Esta continua sendo uma operação de aplicação da lei, e ainda não terminamos”, disse um funcionário do Departamento de Justiça dos EUA à Reuters.

Fonte: https://g1.globo.com/

Related Articles

[td_block_social_counter facebook="tagdiv" twitter="tagdivofficial" youtube="tagdiv" style="style8 td-social-boxed td-social-font-icons" tdc_css="eyJhbGwiOnsibWFyZ2luLWJvdHRvbSI6IjM4IiwiZGlzcGxheSI6IiJ9LCJwb3J0cmFpdCI6eyJtYXJnaW4tYm90dG9tIjoiMzAiLCJkaXNwbGF5IjoiIn0sInBvcnRyYWl0X21heF93aWR0aCI6MTAxOCwicG9ydHJhaXRfbWluX3dpZHRoIjo3Njh9" custom_title="Fique conectado" block_template_id="td_block_template_8" f_header_font_family="712" f_header_font_transform="uppercase" f_header_font_weight="500" f_header_font_size="17" border_color="#dd3333"]
- Publicidades -spot_img

Últimos artigos

Verified by MonsterInsights