GOVERNO DE MINAS GERAIS COMEÇA A DISTRIBUIR 11º LOTE DE VACINAS CONTRA COVID
O governo de Minas Gerais iniciou, nesta segunda-feira (5), a distribuição da 11ª remessa de vacinas contra a Covid-19. São 1.016.650 doses – sendo 943.400 doses da Coronavac e 73.250 da AstraZeneca – que chegaram no Estado na última quinta-feira.
Agora, as doses estão sendo enviadas do Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte, para as 28 Unidades Regionais de Saúde (URSs). Para isso, são usadas aeronaves do Batalhão de Operações Aéreas dos Bombeiros. Além disso, a Polícia Militar atua no transporte terrestre e escolta dos insumos O primeiro voo saiu às 9h, e a previsão é que até 14h todo o quantitativo já tenha sido entregue.
O governador do Estado comemorou o fato em seu perfil do Twitter e explicou que as doses “serão destinadas para a 2ª dose de trabalhadores da Saúde, idosos de 75 a 79 e 70 a 74 anos. Começaremos a imunização das Forças de Segurança e vamos continuar vacinando os idosos de 65 a 69 com a 1º dose”, explicou.
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais, segundo orientação do Programa Nacional de Imunizações, as doses de CoronaVac vão para 6% dos profissionais das Forças de Segurança, além de serem usadas para vacinar 1,26% da população entre 65 e 69 anos e como segunda dose em 7% dos trabalhadores da Saúde, 87% da população entre 75 e 79 anos, e 80,4% da população entre 70 e 74 anos. Já os imunizantes da AstraZeneca serão aplicados como segunda dose para 10,2% aos trabalhadores da Saúde.
“No grupo prioritário das Forças de Segurança estão os trabalhadores envolvidos em atendimento e transporte de pacientes, resgates e atendimento pré-hospitalar, ações de vacinação contra Covid-19 e de vigilância das medidas de distanciamento social, com contato direto e constante com o público, independentemente da categoria”, explicou em nota.