Governo de MG tem mais de 70 mil doses de Coronavac, mas aguarda Ministério da Saúde para vacinar crianças entre 3 e 5 anos
Na sexta-feira (15), a pasta recomendou a vacinação desta faixa etária, mas ainda não formalizou decisão. Prefeitura de BH alega que não tem imunizantes suficientes.
O governo de Minas Gerais tem no estoque 74.270 doses de Coronavac que ainda não foram distribuídas aos municípios. Mesmo assim, ele aguarda orientação do Ministério da Saúde para começar a campanha de vacinação para crianças entre 3 e 5 anos contra a Covid-19.
A pasta recomenda que sejam utilizados os estoques existentes nos estados e municípios para esta faixa etária. Em nota, ela disse ainda que segue em tratativas para aquisição de novas doses.
O Ministério da Saúde recomendou nesta sexta-feira (18) a vacinação das crianças entre 3 e 5 anos, seguindo parecer da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) disse que aguarda, por parte da pasta, o envio das recomendações para a vacinação e a quantidade de doses que serão fornecidas ao estado.
Sem vacinas
Já a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) disse, nesta segunda-feira (18), que não há imunizantes da Coronavac suficientes para esta faixa etária.
Veja a nota do Ministério da Saúde na íntegra:
Tendo em vista a decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e, ouvida a Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização da Covid-19 (CTAI), o Ministério da Saúde orienta os entes federativos a ampliar o uso da vacina Covid-19/Coronavac para faixa etária de 3 a 5 anos de idade.
A pasta recomenda que seja utilizado os estoques existentes no estados e municípios. No entanto, o Ministério da Saúde segue em tratativas para aquisição de novas doses.
A decisão será formalizada em nota técnica aos estados, bem como o cronograma de entrega de doses adicionais.
Cobertura crianças entre 5 e 11 anos
Até o dia 15 de julho, 60,4% das crianças entre 5 e 11 anos que moram em Belo Horizonte receberam a segunda dose da vacina contra a Covid-19.
De acordo com a prefeitura, 84,2% se vacinaram com a primeira dose.