19.8 C
Nanuque
sábado, 29, novembro, 2025
spot_img

Espírito Santo sai na frente por fábrica de aviões com 2 mil empregos

spot_img

O Espírito Santo concorreu o investimento com o Ceará, mas é preferido pela proximidade com os principais centros consumidores do país, incentivos fiscais e estabilidade institucional.

Maior empresa de montagem e manutenção de aeronaves do Brasil, a HBR Aviação quer montar uma planta para a conversão de aeronaves de passageiros em aviões de cargas em Linhares, ao lado do aeroporto da Cidade.

O Espírito Santo concorreu o investimento com o Ceará, mas é preferido pela proximidade com os principais centros consumidores do país, incentivos fiscais e estabilidade institucional.

HBAgency
HBAgency
HBAgency
HBAgency
HBAgency
HBAgency
HBAgency
O diálogo entre a empresa e o governo estadual teve início no ano passado. Conforme divulgado pelo Jornal A Tribuna na edição do último dia 24 de dezembro, inicialmente, o projeto da empresa no Estado consistia na instalação de uma fábrica de montagem e manutenção de helicópteros do modelo Robinson no Aeroclube de Vila Velha.

“Estamos há pelo menos quatro meses conversando com a HBR. Durante as tratativas, surgiu a possibilidade de termos um Polo Aeronáutico em Linhares. O que faz esse polo? Converte avião de passageiro em avião de carga. Eles fizeram uma visita a Linhares e chegaram à conclusão de que nós seríamos o endereço adequado para esse investimento”, detalhou o vice-governador e secretário de desenvolvimento do Estado Ricardo Ferraço.

Segundo o vice-governador, o investimento será na ordem de 2,5 bilhões de reais. Apesar de a HBR ter dado sinal verde, o principal gargalo para a execução do projeto é a disponibilidade do terreno de cerca de 500 mil m – que deve ser vizinho ao aeroporto para proporcionar acesso à pista.

“Iniciamos a negociação dos terrenos particulares em parceria com a Prefeitura de Linhares para tirar o projeto do papel o mais rápido possível”, disse Ferraço.

O projeto apresentado pela HBR prevê 150 mil m de área construída e 300 mil m de pátio de circulação de aeronaves. Isso inclui 15 hangares para conversão e manutenção de aviões de grande porte como Boeing, Airbus e Embraer, prédio administrativo e hangares de pintura de aeronaves.

Na primeira fase, o projeto poderá gerar mil empregos, número que chegará a 2 mil no pico da operação. Para apoiar a formação de profissionais especializados, a HBR terá uma academia de educação própria em Linhares, que deverá ser operada em parceria com a Universidade de Vila Velha (UVV)– universidade privada que já investe no município.

Fonte: https://fanoticias.com.br/

Related Articles

[td_block_social_counter facebook="tagdiv" twitter="tagdivofficial" youtube="tagdiv" style="style8 td-social-boxed td-social-font-icons" tdc_css="eyJhbGwiOnsibWFyZ2luLWJvdHRvbSI6IjM4IiwiZGlzcGxheSI6IiJ9LCJwb3J0cmFpdCI6eyJtYXJnaW4tYm90dG9tIjoiMzAiLCJkaXNwbGF5IjoiIn0sInBvcnRyYWl0X21heF93aWR0aCI6MTAxOCwicG9ydHJhaXRfbWluX3dpZHRoIjo3Njh9" custom_title="Fique conectado" block_template_id="td_block_template_8" f_header_font_family="712" f_header_font_transform="uppercase" f_header_font_weight="500" f_header_font_size="17" border_color="#dd3333"]
- Publicidades -spot_img

Últimos artigos

Verified by MonsterInsights