ALBA LIMA JÁ ADMITE PRÉ-CANDIDATURA A VEREADORA EM 2024 PELO PT
Ex-vice-prefeita de Nanuque está no partido há quase 40 anos: “Um dos grandes orgulhos na minha vida!”
Quando tinha 29 anos de idade, a professora Maria Alba de Oliveira Lima filiou-se ao Partido dos Trabalhadores (PT) e nunca mais saiu de lá. Hoje, aos 67, quase 40 anos depois, abre o coração e diz:
“Um dos grandes grandes orgulhos na minha vida é de pertencer ao PT, que tem uma bela história forjada nas lutas do povo brasileiro pela democracia e pelos direitos fundamentais e que é o maior partido de esquerda da América Latina e um dos maiores do mundo, atualmente com mais de 2 milhões e 500 mil filiados, organizado em todas as capitais e na grande maioria dos municípios do País, e que tem um governo que muito tem contribuído para diminuir as desigualdades no Brasil, e tem como foco melhorar a vida dos que mais precisam.”
Na semana passada, durante reunião do partido, quando um dos assuntos em pauta era discutir as eleições do próximo ano, Alba admitiu a possibilidade de se candidatar a vereadora. “Meu nome vem sendo cogitado há meses. Tenho sido procurada por filiados e simpatizantes, e posso dizer que estou aberta ao diálogo. E se nesse processo entender que posso contribuir, aceito o desafio, sim!”.
A mais notável participação de Alba na política local foi quando se elegeu vice-prefeita na chapa do ex-prefeito Ramon Ferraz Miranda em 2012 e cumpriu o mandato de 2013 a 2016. Além de vice, foi também a secretária municipal de Assistência Social.
DEBATES SOBRE ELEIÇÕES 2024 JÁ COMEÇARAM
“Já iniciamos o debate sobre as eleições 2024 logo após a vitória de Lula nas eleições presidenciais do ano passado. Fizemos vários encontros, fóruns de discussão e atividades culturais, e já temos definido entre os nossos filiados e simpatizantes que teremos candidatura própria, inclusive com a pré-candidatura inscrita do nosso companheiro Léo Costa. Teremos também chapa completa de vereadores. Estamos conversando com outras forças políticas no sentido de aprofundar o debate”, explicou.
O PT REPRESENTA O GOVERNO FEDERAL EM NANUQUE
Alba lembra que, no plano municipal, é o PT que representa o Governo Federal em Nanuque. “Vamos trabalhar levando as pessoas que votaram em Lula, que enfrentaram todo tipo de assédio, de ameaças, de perseguição em nossa cidade, a refletir sobre a importância de fortalecer o governo Lula, elegendo aqui na base pessoas que defendem as políticas do seu governo. O PT é o legítimo representante das ações do Governo Federal no Município, e é natural que seja assim.”
“VIÚVOS E VIÚVAS DO BOLSONARISMO” – Alba Lima cita um exemplo: “Se vier qualquer representante das políticas públicas do Governo Lula em Nanuque, em qual palanque ele – ou ela – estará? No palanque do PT, obviamente. Então, isso de certa forma delimita os rumos das eleições de 2024 em Nanuque. De um lado, nós, os legítimos representantes do legado histórico de Lula, e, do outro lado, os viúvos e viúvas do bolsonarismo disputando o mesmo campo.”
“É claro e notório a falta de sintonia e a falta de disposição da atual gestão com o Governo Federal, provocando com isso o afastamento da cidade de importantes projetos sociais. Prova disso foi a total inércia da gestão em mobilizar a sociedade para votar nas propostas da implantação do Instituto Federal e do campus da Universidade Federal em Nanuque, para constar no PPA que foi encaminhado pelo presidente Lula ao Congresso Nacional. A sociedade civil apresentou as propostas, e não houve nenhuma mobilização do poder público para que os estudantes e a sociedade como um todo participasse. As propostas mais votadas constaram obrigatoriamente no PPA. Outro ponto gritante é a negativa em ampliar a permanência das crianças nanuquenses em tempo integral no ensino básico, das creches ao fundamental. Nanuque precisa de uma gestão que tenha ligação direta com o governo Lula, para que as oportunidades sociais e de desenvolvimento cheguem até nosso povo.”
PETISTA HÁ QUASE 40 ANOS
Alba ingressou no PT em 1985 e já disputou várias eleições: em 1992 foi candidata a prefeita, em 94 a deputada estadual e em 96 como candidata a vereadora. Em 2012, numa composição com nove partidos, foi eleita vice-prefeita. Sempre compôs a direção do partido, assumindo a presidência do diretório municipal em algumas gestões. Atualmente, é a vice-presidente da legenda. (Por: Professor Ademir Jr.)
Fonte: https://www.objetivonexus.net/post/_alba