Varíola dos macacos: Minas Gerais confirma primeiro caso da doença em paciente mulher
Ela estava grávida quando apresentou os sintomas. Parto foi realizado neste domingo (14), em Betim, na Grande BH, e bebê passa bem.
Exame de varíola dos macacos — Foto: Divulgação
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) confirmou, nesta terça-feira (16), o primeiro caso de varíola dos macacos registrado em mulher em Minas Gerais.
A paciente tem 26 anos e é de Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Segundo a prefeitura, ela estava grávida quando apresentou os sintomas, no dia 4 de agosto. O parto foi realizado neste domingo (14).
Foi feita coleta de exame do recém-nascido, e a amostra foi enviada para análise na Fundação Ezequiel Dias (Funed). Por precaução, o bebê segue internado. Ele passa bem.
Já a mãe recebeu alta nesta segunda-feira (15) e foi orientada a permanecer em isolamento domiciliar.
A SES-MG informou que está acompanhando o caso.
Balanço
Segundo a pasta, Minas Gerais tem 144 casos confirmados de varíola dos macacos, segundo dados atualizados nesta terça-feira (16). Outros 486 estão em investigação.
Com exceção do registro de Betim, todos os pacientes são homens, com idades entre 21 e 61 anos. No dia 28 de agosto, um homem de 41 anos, imunossuprimido, morreu com a doença.
Belo Horizonte é a cidade com mais infecções: 94. O município apresenta transmissão comunitária.
Veja mais notícias da região em g1 Vales de Minas Gerais.