Deputados recebem projeto de Zema que dá aumento para servidores - Portal S3
   

Deputados recebem projeto de Zema que dá aumento para servidores

 Deputados recebem projeto de Zema que dá aumento para servidores

Deputados recebem projeto de Zema que dá aumento para servidores Foto Foto: Guilherme Bergamini/ALMG

Governador solicitou urgência em projeto que dá 10,06% de reajuste para todos o funcionalismo do Executivo estadual

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) recebeu nesta terça-feira (15), mensagem do governador Romeu Zema (Novo) com o Projeto de Lei (PL), que concede revisão salarial de 10,06% para todos os servidores públicos civis e militares do Poder Executivo. Na mesma correspondência do PL 3.568/22, ele pede a tramitação da proposição em regime de urgência, o que possibilita a redução dos prazos regimentais para dar rapidez à análise dos deputados.  

Por conta da legislação eleitoral, o texto precisa ser votado e sancionado até o dia 02 de abril. O novo texto foi anunciado na última sexta-feira (11) pelo governador, que afirmou na ocasião que iria vetar qualquer outro valor acima do proposto pela quipe do Estado

 O percentual de revisão corresponde à inflação aferida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) no ano de 2021. Também fazem jus à recomposição os aposentados e pensionistas com direito à paridade, além dos servidores em cargos comissionados, com funções gratificadas ou gratificações de função. 

O governador destaca na mensagem que a revisão proposta está de acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal, uma vez que a concessão de revisão geral anual não fere as regras para o controle da despesa com pessoal. 

Zema também argumenta que a política de revisão de subsídios e vencimentos encaminhada está amparada em estudos de viabilidade financeiro-orçamentária, mesmo diante das dificuldades enfrentadas pelo Governo de Minas. 

Categorias como as da segurança pública e da educação se manifestaram publicamente contra a revisão proposta pelo governo. Em atos na Capital, as forças de segurança cobraram a recomposição salarial pactuada com o Executivo em 2019, que previa reajustes de 13% em 2020, 12% em 2021 e outros 12% em 2022. Foi paga até o momento apenas a primeira parcela. Sem acordo com o governo, as tropas têm atuado na chamada estrita legalidade, sem atribuições extras, como o uso de equipamentos pessoais e de viaturas em más condições. 

O Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE) aprovou greve por tempo indeterminado na rede estadual de ensino. A principal reivindicação é o pagamento do piso salarial nacional do magistério, reajustado em 33% pelo governo federal em 2022. (Com informações da Assembleia Legislativa de Minas Gerais) 

0 Reviews

Postagem relacionado