TOM POLÍTICO – Vereadores e as fake news em São Mateus; Prefeitura e denúncias de ‘fura-fila’ na vacinação contra covid-19
VEREADORES E FAKE NEWS
Os novos vereadores de São Mateus já começaram a sentir os efeitos das fake news, inclusive as institucionalizadas, que tanto marcaram (de forma negativa) a relação do Legislativo com o Executivo na Legislatura passada. Lailson da Aroeira (Solidariedade), Ciety Cerqueira (PT), Isael Rodrigues Aguilar (PSL) e Cristiano Balanga (Pros) são os primeiros prejudicados com as notícias falsas lançadas nas redes sociais com objetivos criminosos.
.Isael e Balanga usaram a tribuna da Câmara na sessão de terça-feira (9/02), para reclamar publicamente dos ataques que sofreram!
.Os vereadores não terão sossego se não buscarem combater o problema na fonte: o sistema criminoso de comunicação montado com a parceria da estrutura oficial da Prefeitura de São Mateus com a rede de páginas Boca no Trombone, comprovadamente produtora e distribuidora de fake news.
.O líder do Prefeito, Cristiano Balanga, postou um vídeo com sua fala na sessão em grupos de WhatsApp, inclusive no CENSURA ZERO | SÃO MATEUS, que combate com veemência a atuação dos criminosos da internet. Em resposta ao vereador os administradores fizeram um apelo a ele:
“Prezado vereador Cristiano Balanga, ajude a luta do CENSURA ZERO quanto à denúncia que temos feito sobre as fake news institucionalizadas, produzidas e distribuídas por meio de um sistema criminoso montado na estrutura oficial de Comunicação da Prefeitura de São Mateus. O que o senhor está passando agora é semelhante ao que tem prejudicado diversas autoridades, cidadãos e cidadãs de bem, representantes de entidades e instituições de São Mateus e de outras cidades do Espírito Santo. A situação já foi denunciada à Polícia Civil, à Câmara de São Mateus, ao Ministério Público Estadual e ao Poder Judiciário. Publicamente, no grupo CENSURA ZERO | SÃO MATEUS, estamos buscando o apoio do senhor, especialmente na nobre função de Líder do Prefeito!“
.A resposta não veio no grupo. Vamos aguardar!
…
Empresária Luiza Trajano
UNIDOS PELA VACINA
Depois da repercussão do lançamento do movimento “Unidos pela Vacina”, a presidente do conselho do Magazine Luiza publicou uma nota de esclarecimento nas redes do movimento. “Gostaria de deixar claro que não sou candidata a presidente do Brasil nem sou filiada a nenhum partido político”, frisou a executiva Luiza Trajano, que lidera a iniciativa.
.A empresária afirma que defende a união da sociedade civil organizada, como o trabalho que desenvolve no grupo “Mulheres do Brasil”.
.Em coletiva de imprensa, Luiza afirmou que o grupo não vai comprar vacinas e, sim, trabalhar para construir pontes, retirar entraves e estabelecer diálogos para aquisição e distribuição dos imunizantes.
…
VACINAÇÃO EM SÃO MATEUS
Circularam nas redes sociais e em grupos de WhatApp em São Mateus posts sobre a ocorrência de ‘fura-fila’ na campanha de vacinação contra a covid-19, coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde. Houve também circulação de material desmentindo os posts, qualificando-os como “fake news”. No entanto, a Prefeitura não fez nenhum comunicado oficial sobre o assunto, mantendo o clima de desinformação e falta de transparência.
.Aliás, as denúncias de ‘fura-fila’ na vacinação chegaram à Câmara de São Mateus. Presidente da Comissão de Saúde, Robertinho de Assis (PSB) disse que foi acionado por diversos moradores, comunicando possíveis irregularidades na vacinação contra a covid-19. Prometeu fazer os devidos esclarecimentos com o secretário de Saúde, Henrique Follador.
FISCALIZAÇÃO
A harmonia e o diálogo dos Vereadores com o prefeito Daniel Santana em São Mateus são atitudes elogiáveis e muito necessárias para o desenvolvimento do Município, especialmente nas questões mais urgentes, como abastecimento de água e tratamento de esgoto; geração de emprego e renda; e obras estruturantes nos bairros.
.No entanto, a grande maioria dos parlamentares está abdicando da função de fiscalizar atos e ações do Executivo. E, nesse aspecto, é visível como alguns usam a tribuna da Câmara Municipal escolhendo as palavras, pisando em ovos. Quem acompanha as sessões ordinárias tem visto o espaço dos discursos, o importante momento de ‘parlar’, ser usado para comentários sobre indicações e moções; o que é redundante, já que tornam a fazê-lo no momento da votação das proposições.
.E uma curiosidade: ainda não foi apresentado nenhum requerimento na atual Legislatura. Será que os edis não têm mesmo nada a se informar ou questionar sobre a gestão municipal?
.Vale lembrar que requerimento é o instrumento legislativo apresentado por Vereador, Bancada ou Mesa Diretora, para apreciação em plenário, com a finalidade de exigir informações do Poder Executivo, no prazo máximo de 30 dias, conforme determina a Orgânica.
…
Recursos humanos e melhoria salarial estão entre as demandas da categoria / Foto: Netty Façanha
FISCO ESTADUAL
A frente parlamentar da Assembleia Legislativa que atua no fortalecimento da Receita Estadual e dos auditores fiscais da Fazenda conseguiu avançar nas negociações com o Governo do Estado sobre a pauta de reivindicações dos auditores do fisco estadual.
.Em reunião realizada nessa quarta-feira (10/02), ficou definido que no dia 26 de fevereiro, às 10h, haverá uma nova rodada de negociações para que o governo apresente uma resposta prévia sobre as demandas da categoria. A pauta envolve desde recomposição do quadro de servidores a pagamento de funções gratificadas e melhoria salarial.
.Segundo o presidente do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Estadual e Auxiliares Fazendários do Espírito Santo (Sindifiscal-ES), Geraldo Pinheiro, atualmente o efetivo é quase metade do que determina a lei.
TÁ ESCRITO!
“Não há nada de errado com aqueles que não gostam de política; simplesmente serão governados por aqueles que gostam” (Platão)