Pré-candidato a governador em 2026, Simões deve explicar termos de adesão aos parlamentares na próxima quinta (8 de maio), às 9h30
Pré-candidato ao governo de Minas Gerais em 2026, o vice-governador Mateus Simões (Novo) irá à Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) para apresentar os termos de adesão ao Programa de Pleno Pagamento da Dívida dos Estados com a União (Propag) aos 77 deputados estaduais. A apresentação está prevista para a próxima quinta-feira (8 de maio), às 9h30.
A reunião acontecerá na Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária. “É o momento em que o governo vai apresentar aos deputados da Casa o que está pensando do Propag para que depois dê o encaminhamento (à proposta) na Casa”, confirmou o presidente da Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária, Zé Guilherme (PP).
Durante a abertura do 40º Congresso dos Municípios Mineiros nesta terça, Simões já havia sinalizado que iria à ALMG. “(…) Na quinta, devemos fazer uma grande reunião de exposição sobre os detalhes desses projetos para que eles sejam apresentados de forma pública primeiramente aos deputados, até por respeito a eles, que são os que devem fazer essa discussão”, pontuou o vice-governador.
A reunião será no dia seguinte à chegada do Propag à ALMG. Com 11 propostas ao todo, o pacote de adesão incluirá três já protocoladas. A primeira, em banho-maria desde outubro de 2023, é a proposta de Emenda à Constituição (PEC) para quebrar a obrigatoriedade de realizar um referendo popular e de quórum qualificado para privatizar estatais, como, por exemplo, a Cemig e a Copasa.