O prefeito de Jenipapo de Minas, no Vale do Mucuri, Carlos José de Jesus Sena, foi denunciado na 3ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) por fraudar, entre 2017 e 2020, licitações realizadas pelo município para a contratação de equipamentos, insumos e produtos médicos e odontológicos, além do desvio de R$ 29 mil de dinheiro público. Um pregoeiro do município e um empresário da região de Caratinga também foram denunciados.
De acordo com a ação ajuizada pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), o grupo direcionava as licitações para as empresas JF Aquino Distribuidora e Multi & Uso Produtos Odonto Médicos Hospitalares, ambas geridas pelo empresário investigado.
Há ainda o suposto desvio de quase R$ 29 mil em valores de medicamentos. Isso porque, embora o valor tivesse sido pago às empresas contratadas, os itens nunca foram entregues. As fraudes foram descobertas em decorrência de delações premiadas de dois empresários, um deles envolvido na denúncia.
Confira lista de alguns produtos que foram comprados e não foram encontrados no controle de entrada da prefeitura:
Além disso, o preço de alguns materiais, como banheira infantil, termômetro clínico digital, amálgama em cápsulas e cadeira de rodas, divergem entre o que consta na nota fiscal e o que consta na entrada na prefeitura.
Fonte: https://www.otempo.com.br/