Temer recebe Grande Colar da Inconfidência e Sergio Moro é homenageado com Medalha da Inconfiência Mineira
Além do Grande Colar, foram entregues 170 condecorações: 40 Grandes Medalhas, 58 Medalhas de Honra e 72 Medalhas da Inconfidência
sergio moro é homenageado
Senador do Paraná, Sergio Moro foi um dos homenageados.
(Foto: Cristiano Machado/Imprensa MG)
Além do Grande Colar, foram entregues 170 condecorações: 40 Grandes Medalhas, 58 Medalhas de Honra e 72 Medalhas da Inconfidência. Clique aqui para conferir a listagem completa de homenageados na cerimônia de 2023.
Defesa da liberdade
Durante o seu discurso, Zema afirmou que a cada vez que retorna a Ouro Preto para deixar a coroa de flores no busto de Tiradentes e entregar a Medalha da Inconfidência, ele aprofunda o senso de dever e de responsabilidade de ser um defensor da liberdade.
“Por diversas vezes, coube aos mineiros fazer a construção da defesa da estabilidade do Brasil. Na década de 1950, foi Juscelino Kubitscheck, idealizador desta cerimônia e da medalha que entregamos hoje, quem retirou o país de um caos institucional e o levou à pacificação e desenvolvimento, prolongando a continuidade democrática no Brasil. Décadas mais tarde, em 1985, Tancredo Neves, e sua reconhecida capacidade de diálogo e convencimento, trouxe o Brasil à redemocratização”, pontuou. Zema também mencionou a contribuição de Itamar Franco para, no início da década de 1990, enfrentar as ameaças de instabilidade e conduzir com serenidade o Brasil em uma transição para retomada de crescimento como nação.
Fonte:https://defatoonline.com.br/temer-recebe-grande-colar-da-inconfidencia-e-sergio-moro-e-homenageado-com-medalha-da-inconfiencia-mineira/